Berlin

Hallo!

Berlim é a capital da Alemanha, e durante a DDR foi dividida e a sua metade Oriental se tornou a capital da Alemanha Oriental, enquanto Berlim Ocidental foi cercada pelo muro de Berlim, entre os anos de 1961-1989, enquanto a cidade de Bonn tornou-se a capital da Alemanha Ocidental.

Tem uma população de 3,5 milhões de habitantes, o que a torna a maior cidade do país. Cerca de um terço da área da cidade é composta por florestas, parques, jardins, rios e lagos.

Passamos quatro dias em Berlim, mas certamente a cidade possui possibilidades e programações para vários outros dias.

Chegamos de trem, Berlim tem 3 estações centrais, reflexo da época em que a cidade era dividida, e nós chegamos na Berlin Hauptbahnhof que é a maior estação ferroviária de interseção em múltiplos níveis da Europa.

Foi construída nos antigos terrenos da Estação de Lehrte, em alemão Lehrter Bahnhof, e da estação Lehrter Stadtbahnhof, tendo entrado em funcionamento a 28 de maio de 2006. A estação central por si só já vale a visita, sua arquitetura contemporânea, com varias opções comerciais e conexões para dezenas de destinos.

IMG_5540

Berlin Hauptbahnhof
Próximo da estação fica o Rio Spree, onde pode-se conhecer a cidade através de passeios de barco.

IMG_5544

Rio Spree
Caminhando pela região central da cidade chegamos ao Parlamento Alemão que é possível visitar através de agendamento prévio.

IMG_5554

Deutscher Bundestag
Da cúpula do Parlamento tem-se a vista panorâmica da cidade, onde através de audio-guias é possível identificar seus prédios mais importantes.

IMG_5609

Cúpula do Parlamento
Próximo do Parlamento também está o Portão de Brandenburgo, palco dos maiores acontecimentos históricos de Berlim. E que durante o período da Guerra Fria ficava na parte Oriental da cidade, mas permaneceu inacessível aos cidadãos, isolado por muros.

img_5559.jpg

Brandenburger Tor
Próximo ao Portão de Brandenburgo também pode-se visitar o Memorial do Holocausto, que foi construído para se parecer com um campo ondulado de pedras. Os blocos são de 2,38m de comprimento por 0,95m de largura e altura variada desde 0,2m até 4,8m. Os blocos são desenhados para produzir “intranqüilidade, clima de confusão e a escultura toda ajuda a representar um sistema supostamente ordenado e que perdeu o contato com a razão humana”. É importante lembrar que esses memoriais são lugares de introspecção.

o e respeito aos mortos, então normalmente são encontradas nas suas redondezas indicações sobre o comportamento adequado ao lugar.

IMG_5562

Denkmal für die ermordeten Juden Europas
Ainda no centro da cidade é possível visitar o Checkpoint Charlie, posto militar localizado entre as Alemanhas Ocidental e Oriental, projetado como um simples posto militar para passagem de estrangeiros e membros das Forças Aliadas na Alemanha Ocidental para a Alemanha Oriental. Os membros das forças Aliadas não tinham permissão para utilizar outra passagem designada para estrangeiros, como a estação de trem Friedrichstraße.

Checkpoint Charlie

A estação Friedrichstraße era a estação de fronteira entre Berlim Oriental e Ocidental, e ao lado fica o Palácio das Lágrimas (Tränenpalast), onde eram realizados os procedimentos de controle de saída da Berlim Oriental. O nome é resultado das Lágrimas pela dor da despedida – os berlinenses orientais, em sua grande maioria não tinha o direito de viajar para Berlim/Alemanha Ocidental, e tinham que se despedir de seus entes queridos que moravam na parte ocidental e que os tinham visitado.

IMG_5571

Estação Friedrichstraße
Ainda caminhando pela região central é possível visitar a loja de chocolates da Ritter, onde além de comprar os chocolates de inúmeros sabores da marca, é possível desenvolver o seu próprio sabor. E enquanto se espera o chocolate ser finalizado, os visitantes são convidados a sentar na cafeteria da loja ou conhecer um pouco mais sobre os processos da marca.

IMG_5572

Letícia encantada na loja da Ritter

Para conhecer um pouco mais dos pontos turísticos centrais sem caminhar tanto, Berlim conta com algumas possibilidades de ônibus de turismo, mas a opção mais econômica certamente são os ônibus da Linha 100, que fazem o trajeto a cada 15 ou 20 minutos e com um bilhete diário é possível pegar tantos ônibus quanto se desejar.

Alguns pontos que podem ser conhecidos com o ônibus 100

Ilha dos Museus (Museumsinsel) abriga cinco museus renomados mundialmente. Foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1999, tendo sido concebida para ser um lugar dedicado a arte e a ciência. A Ilha dos Museus fica próxima da Berliner Dom, principal Catedral Luterana de Berlim.

Para visitar a Berliner Dom é cobrada uma taxa de 7€ o que inicialmente parece não fazer muito sentido, mas depois que entramos descobrimos que ela também é um museu, e esse valor dá direito a visitar diversas áreas da Dom, incluindo a cúpula e o cemitério que fica no subsolo. Como muitos outros prédios históricos, a Berliner Dom foi bombardeada e depois restaurada. Foi construída entre 1894 e 1905, possui quatro torres e um grande domo central. Teve como referência a Basílica de São Pedro, em Roma (Vaticano).

A igreja é incrível e super vale a visita, é toda ornamentada e cheia de detalhes que encantam aos olhos.

IMG_5651

Berliner Dom

Área interna Berliner Dom

Berlim mantém ainda muitas referências ao período em que era dividida pelo Muro de Berlim, e uma delas é o East Side Gallery, onde se mantém 1.113m do muro original, hoje transformada numa galeria de arte a céu aberto.

East Side Gallery

Também fomos conhecer Köpenick, Köpenick foi uma cidade histórica localizada no sudeste de Berlim . Anteriormente era conhecido como Copanic e depois Cöpenick, adotando oficialmente a atual grafia em 1931. É conhecido pelo famoso impostor Hauptmann von Köpenick que, em 1906, se disfarçou de oficial militar prussiano, reuniu vários soldados sob o seu “comando” e “confiscou” mais de 4.000 marcos de um tesouro municipal.

Antes de sua incorporação em Berlim em 1920, Köpenick era uma cidade independente. Tornou-se então um bairro de Berlim, com uma área de 128 km2, tornando-o maior bairro de Berlim.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Köpenick

Em nosso ultimo dia em Berlim, visitamos o Zoológico de Berlim e a Gedächtniskirche outra igreja fortemente bombardeada na 2a Guerra. Suas ruínas foram mantidas para ser memorial para a paz e a reconciliação.

IMG_5973

Gedächtniskirche
O Zoológico de Berlim é super bacana e valeu todas as horas que passamos visitando. Lá podem ser vistas diversas espécies ameaçadas e a estrutura do zoológico é impressionante. Estivemos em Berlim em julho, onde as temperaturas atingiram valores recordes, então alguns animais tinham suas jaulas climatizadas e outros, como os elefantes recebiam banhos de mangueira. Os animais oriundos de regiões tropicais dispõem de áreas fechadas para resistirem com conforto ao inverno alemão.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Zoológico de Berlim

Quando visitamos o Zoológico de Berlim a área dos felinos estava sendo reformada e acabamos não tendo a oportunidade de ver esses animais.

Uma área super bacana para quem visita o Zoológico de Berlim é a Fazendinha, onde as crianças podem ver animais como cavalos, bodes e vacas e ainda têm a oportunidade de alimentá-los.

Alimentando os animais no Zoológico de Berlim

O Zoológico de Berlim conta ainda com um edifício de 3 pavimentos destinado ao aquário, onde também podem ser vistos répteis, crocodilos entre outros. Esse prédio também foi reconstruído depois de ter sido bombardeado na 2a Guerra.

Animais no aquário do Zoo de Berlim

Berlim é uma cidade incrível, cosmopolita, com uma diversidade impressionante, vale diversas outras visitas para explorar ainda mais os seus encantos.

Esperamos que vocês tenham curtido conhecer um pouquinho de Berlim pelos nossos olhos, na próxima postagem, como não poderia deixar de ser vamos falar sobre o Natal alemão.

Auf Wiedersehen!

Priscila e Thiago

Hallo!

Berlin is Germany’s capital and during DDR had been divided, East Berlin was capital of East Germany while West Berlin was enclosed by Berlin Wall between 1961 and 1989 and Bonn became East Germany capital.

Berlin has 3,5 million inhabitants, that makes Berlin the biggest German city. Around 1/3 of the city area is composed by forests, parks, gardens, rivers and lakes.

We spent four days in Berlin, but certainly is possible to spent a lot of days there without repeat programs.

Berlin has three Train central stations, reflection of the division period. We arrived at Berlin Hauptbahnhof that is the biggest intersection train station in multiple levels in Europe.

It was built at old Lehrte Station land, starting the operation in May 28th, 2006. The Central Station is very interesting, with a contemporary architecture and a lot of commercial options besides many train connections.

Near the Central Station is Spree River, where is possible to know the city by boat trip.

Walking around central region we arrived at German Parliament, that is possible to be visited by previous booking.

Parliament’s Dome has a panoramic city view, and by audio guides is possible to identify the most important city buildings.

Near the Parliament is also Brandenburg Portal, arena to the biggest historical moments of Berlin. During Cold War Brandenburg Portal was located at East Berlin but had stayed inaccessible to the citizens, isolated by walls.

Not so far from Brandenburg Portal can be visited Holocaust Memorial. It was built to look as a corrugated stones camp. The blocs have 2,38m length by 0,95m width, hight is variable from 0,2m to 4,80m. The blocs were designed to produce “agitation and confusion, the sculpture represents a supposed organized system that lost the contact with the human reason. Is important to remember that these places are introspection places and respect to the dead and normally you can find there some indications about how you should proceed there.

Still at downtown is possible to visit Checkpoint Charlie, a military position located between East and West Germany. It was designed to be a in passing military position to abroad people and Allied Forces from West Germany to East Germany. Military people was not authorized to use another passage place as Friedrichstraße train station.

Friedrichstraße Train Station was a board station between East and Weast Berlin. There you can visit also Palace of Tears, where was holded the control procedures to exit East Berlin. The name results of the tears of farewell, people from East Berlin normally was not authorized to travel to West Berlin and there they had to say goodbye to their family and friends that didn’t lived at East Germany.

Still walking at Berlin central region is possible to visit Ritter Chocolate Store, were you can not only buy the chocolates but also develop your own chocolate. And while wait the chocolate ending the visitors are invited to go to their Coffe Shop or know more about the brand process.

To know more touristic points at central region, Berlin has some touristic buses options. But certainly the cheaper option is 100 Line, these buses run every 15 or 20 minutes and using a daily ticket is possible to take how many buses that you wish.

Museum Island has 5 renowned museums. It was declared UNESCO word heritage in 1999. Was designed to be a place dedicated to Art and Science. Museum Island is located near Berliner Dome, the most important Protestant church in Berlin.

To visit Berliner Dome is necessary to pay 7€, and with this payment you can visit a lot of areas of the church, including the dome and the cemetery located at church’s subsoil. As many Berlin historical buildings, the cathedral was bombed and reconstructed after the war. It was orilinally constructed between 1894 and 1905 having four towers and a big central dome. Was inspired by Saint Peter Basilica in Rome.

The church is very interesting, with many ornaments and details that make enchantment.

Berlin has also a lot of references to the period that was divided by Berlin Wall. One of them is East Side Gallery, where is kept 1.113m of the original Wall. The old wall is today an outdoor art gallery.

We also visited Köpenick, that was an historical city located at southwest of Berlin. The original name was Copanic, than called Cöpenick and assumed the current orthography in 1931. Is known by the famous impostor Hauptmann von Köpenick, that in 1906 had disguised as Prussian military official and confiscated 4.000 marks of town teasure.

Before be part of Berlin city in 1920, Köpenick was an independent city. Today is the biggest Berlin neighborhood with 128km² area.

In our last day in Berlin we visited Berlin Zoo and Gedächtniskirche, other highly bombed church at 2nd Big War. The ruins are a peace and reconciliation memorial.

Berlin Zoo is very interesting, there is possible to see many endangered species and the Zoo structure is impressive. We were there in July and in 2018 the Summer was very hot and dry in Europe; some animals were in acclimatized cages or showered as the elephants. Animals that come from tropical regions also have closed areas to have comfort during German winter season.

When we visited Berlin Zoo the felines area was being reformulated and we couldn’t see that animals.

Other interesting area to be visited at Berlin Zoo is the Small Farm, where kids can see farm animals as horses, cows and goats and also have the opportunity to feed them.

Berlin Zoo has also a 3 pavements building where is located the aquarium, there you can see also reptiles, crocodiles among others. This building was also reconstructed after being bombed at 2nd War.

Berlin is an incredible city, cosmopolitan, diversity that we would like to visited more times to be able to explore more their enchantments.

We hope you liked to know a little of Berlin by our experience. Next week we will tell a little about German Christmas.

See you there.

Auf Wiedersehen!

Links Úteis

https://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_Central_de_Berlim

https://www.bundestag.de/besuche/formular/249314

https://simplesmenteberlim.com/tranenpalast-palacio-das-lagrimas/

https://www.meusroteirosdeviagem.com/2010/10/berlim-parte-3-catedral-e-os-museus-de.html

https://viagemladob.com/gedachtniskirche-igreja-bombardeada-em-berlim/

https://simplesmenteberlim.com/zoologischer-garten-zoologico-de-berlim/

Um comentário sobre “Berlin”

Deixe um comentário